Homilia da terça feira da 3a. Semana do Advento

December 24, 2017

Homilia da terça feira da 3a. Semana do Advento

A mudez de Zacarias, após receber o anúncio de que sua mulher Isabel estaria grávida, é imagem de uma fé que tornou-se incapaz de dizer algo. Perdeu a essência da Fé, que é acreditar.

O diálogo do anjo Gabriel com Zacarias se assemelha, e muito, com o diálogo da Anunciação à Virgem Maria.  Acontece que a postura de um e de outro são absolutamente diferentes. Zacarias pode ser definido como aquele que não acreditou e, portanto, ficou mudo. Maria é definida como "Aquela que acreditou".

É interessante perceber que Isabel ao engravidar se esconde por 5 meses.  É quase que uma espécie de Retiro, é a permanência no silêncio da espera, um silêncio gerado também pela falta da palavra na boca de Zacarias, silêncio de quem não acreditou que para Deus nada é impossível.

E eis que o silêncio é rompido quando chega a Palavra. Maria vai apressadamente às regiões montanhosas para visitar sua prima Isabel e lá permanece por 3 meses.  A virgem do silêncio, que traz a Palavra encarnada no ventre, rompe o silêncio no lar de Isabel e Zacarias. E eis que João, ainda no ventre da mãe, exulta de alegria e pula no colo materno.

Oh, Virgem do Silêncio, Oh, Mulher do Advento e da espera, rompe o silêncio da nossa falta de fé e nos traz a Palavra eterna, presente em teu ventre e em teu coração.

Uma vez que a Palavra encarnada alegrou a voz que clama no deserto, ambos no ventre de Maria e de Isabel, respectivamente, traz também a alegria para a voz da nossa fé, faz com que tenhamos força para pronunciar e convicção para acreditar que aquele que vem é o Deus que tudo pode realizar.