Deus e a festa

October 27, 2017

Muitos, talvez, podem ter uma visão de Deus um tanto quanto fechada e ditadora.  Acontece que o nosso Deus é o Deus da festa.  Os salmos apontam para essa realidade, quando dizem que "os vales se revestem de trigais e tudo canto de alegria".  A Essência de Deus está na felicidade e na alegria e, portanto, na festa.  Não é à toa que o reino dos céus é comparado ao festim da eternidade, ou seja, a festa definitiva.  A própria Eucaristia que é prefiguração daquilo que virá, é chamada de banquete do cordeiro, banquete nupcial do cordeiro, ou seja, a festa de casamento entre o esposo que é Cristo e a esposa que é  a Igreja.  Deus está na dinâmica da festa: a própria parábola do filho pródigo aponta para a festa, na maneira como o pai recebeu o filho que regressou: "roupa Nova, anel e festa".  

O senhor chama a todos para festa: " tudo está pronto, os animais e os bois cevados, vinde para a festa!".  Pelas Encruzilhadas e pelos caminhos, Ele chama a todos.  Vinde!!! A ordem é celebrar. O inimigo quer calar-nos com suas investidas e acusações, com sua malícia e suas coisas vãs, mas Deus nos convida para a Festa.

Estar na festa é celebrar a dignidade da Fé, manter a dignidade mesmo diante das nossas limitações.  Eis aí a necessidade de trazer as "vestes de festa".  Ninguém poderá permanecer na festa sem esse traje de dignidade.  Mantenhamos a veste incorporada em nós.  Preservemo-la, caímos? Levantemos! Pecamos? Corramos ao perdão! Digamos ao Pai: "Pai, pequei contra o céu e contra ti e já não sou digno de ser chamado teu filho" e, certamente, seremos recebidos com festa, pois há mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

 

Pe. Marcos Andrade

Pároco

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

SOBRE NÓS

Paróquia de São Benedito situada na Areia Branca, no Bairro de Santa Cruz. Realiza diversos trabalhos junto a comunidade.

LOCALIZAÇÃO

(21) 3157-8788 / 3395-3024

Av. Areia Branca, 1460 - Santa Cruz, Rio de Janeiro -

RJ, 23550-740

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 Paróquia São Benedito. prepared by Luis Gustavo