Deus e a festa

October 27, 2017

Muitos, talvez, podem ter uma visão de Deus um tanto quanto fechada e ditadora.  Acontece que o nosso Deus é o Deus da festa.  Os salmos apontam para essa realidade, quando dizem que "os vales se revestem de trigais e tudo canto de alegria".  A Essência de Deus está na felicidade e na alegria e, portanto, na festa.  Não é à toa que o reino dos céus é comparado ao festim da eternidade, ou seja, a festa definitiva.  A própria Eucaristia que é prefiguração daquilo que virá, é chamada de banquete do cordeiro, banquete nupcial do cordeiro, ou seja, a festa de casamento entre o esposo que é Cristo e a esposa que é  a Igreja.  Deus está na dinâmica da festa: a própria parábola do filho pródigo aponta para a festa, na maneira como o pai recebeu o filho que regressou: "roupa Nova, anel e festa".

O senhor chama a todos para festa: " tudo está pronto, os animais e os bois cevados, vinde para a festa!".  Pelas Encruzilhadas e pelos caminhos, Ele chama a todos.  Vinde!!! A ordem é celebrar. O inimigo quer calar-nos com suas investidas e acusações, com sua malícia e suas coisas vãs, mas Deus nos convida para a Festa.

Estar na festa é celebrar a dignidade da Fé, manter a dignidade mesmo diante das nossas limitações.  Eis aí a necessidade de trazer as "vestes de festa".  Ninguém poderá permanecer na festa sem esse traje de dignidade.  Mantenhamos a veste incorporada em nós.  Preservemo-la, caímos? Levantemos! Pecamos? Corramos ao perdão! Digamos ao Pai: "Pai, pequei contra o céu e contra ti e já não sou digno de ser chamado teu filho" e, certamente, seremos recebidos com festa, pois há mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.